SEXTA, 23/10/2020, 08:54

Aplicativo permitirá justificar ausência na eleição sem precisar sair de casa

E-título agora conta com a foto de eleitor e serve como documento para votação

O Tribunal Superior Eleitoral trouxe novidades no e-título, aplicativo que servirá de alternativa ao título eleitoral impresso apresentado no momento da votação.  Nestas eleições municipais, a ferramenta passa a contar com a fotografia do eleitor que já fez o cadastramento biométrico.

Além de servir como documento, o aplicativo também traz informações como local de votação e emite certidões de quitação eleitoral e crimes eleitorais.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Tito Campos de Paula, orienta que mesmo com o aplicativo o eleitor esteja com um documento com foto.

 

Outra novidade para esta eleição é a possibilidade de justificar o voto pelo aplicativo. Como a ferramenta possui sistema de geolocalização, o eleitor identifica que está fora de seu domicílio e não precisa mais comparecer a um local de votação para preencher o documento de justificativa.


Segundo o TRE, mais de 122 mil paranaenses já baixaram a nova versão do e-Título. Quem já tinha o aplicativo instalado antes da atualização, precisa refazer o login para carregar a foto, tirada à época do cadastramento biométrico.

Para isto, basta ir à aba mais opções, à direita do menu na barra inferior, e escolher a opção “apagar dados do e-título”. Na sequência, é preciso informar dados como CPF, data de nascimento, e nome da mãe e do pai para fazer o login novamente.

O aplicativo e-Título está disponível gratuitamente no Google Play ou na Apple Store.

Por Marco Feltrin

Comentários