QUARTA, 20/11/2019, 17:00

Após ato de vandalismo, decoração de Natal ganha reforço na segurança em Londrina

Morador de rua destruiu parte da árvore instalada na rotatória das avenidas Leste-Oeste e Rio Branco e, após denúncias da população, foi detido em flagrante pela Guarda Municipal. Prefeitura quer ajuda da comunidade para evitar o registro de novos casos.

A decoração natalina deste ano ainda não estreou oficialmente, mas já está sendo alvo de vândalos em Londrina. Nesta semana, pelo menos dois casos envolvendo árvores luminosas instaladas pela cidade foram repassados à Guarda Municipal. Um deles dava conta de luzes quebradas na árvore do conjunto Cafezal, na zona sul, mas a situação não passava de um alarme falso. A outra ocorrência, entretanto, se confirmou. Parte da estrutura instalada na rotatória das avenidas Leste-Oeste e Rio Branco, na área central de Londrina, foi danificada por um morador de rua, que, após denúncias da população, foi encontrado com uma doma cheia de luzes num terreno baldio na rua Belém. Ele foi detido em flagrante pela Guarda Municipal. A iluminação foi recuperada e reinstalada na árvore.

Além das quinze árvores espalhadas por diversos pontos de todas as regiões de Londrina, a decoração conta com painéis luminosos, luzes coloridas e até a Casa do Papai Noel no calçadão.

As empresas responsáveis pela decoração receberam R$ 1,8 milhão da prefeitura. O contrato prevê a instalação e também a proteção das estruturas. Ou seja, a segurança de tudo também fica por conta das terceirizadas.

O presidente do Instituo de Desenvolvimento de Londrina, Bruno Ubiratan, garante, entretanto, que o município também planejou medidas para evitar que a decoração seja vandalizada. Algumas câmeras de segurança foram instaladas no calçadão, nas proximidades da iluminação. A Guarda Municipal, segundo ele, também reforçou o patrulhamento nas regiões mais visadas pelos criminosos.

Ubiratan também pede que a comunidade denuncie sempre que presenciar situações suspeitas no entorno da decoração. Na avaliação dele, é importante entender que a iniciativa custou dinheiro público e precisa ser preservada.

A decoração de Natal deste ano vai ser lançada oficialmente na próxima sexta-feira.

Por Guilherme Batista

Comentários