TERCA, 26/11/2019, 19:13

Após morte e protesto de moradores, Secretaria de Saúde promete mais médicos para UBS do distrito de Guaravera

Secretário afirma, entretanto, que escala só vai ser reposta após a conclusão do processo que pretende contratar cem novos profissionais para a chamada Atenção Básica do município.

A Secretaria Municipal de Saúde já prepara uma resposta ao apelo dos moradores do distrito rural de Guaravera, que fizeram um protesto nesta terça-feira para reclamar da falta de médicos na unidade básica da localidade. A comunidade alega, inclusive, que a ausência de profissionais causou a morte de um morador do distrito. O homem faleceu na segunda vítima de uma parada cardiorrespiratória.

Segundo os moradores, o médico atende apenas uma vez por semana no posto durante todo o dia. Em entrevista à CBN, o secretário de Saúde, Felippe Machado, confirmou o problema, mas garantiu que ele está prestes a ser resolvido. O gestor prometeu repor a escala da UBS do Guaravera, com médicos atendendo durante todos os dias da semana, assim que o município finalizar o processo que prevê a contratação de cem novos profissionais para a chamada Atenção Básica, o que já havia sido adiantado pela CBN na última semana.

O secretário também falou sobre a morte do morador do distrito, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ele garantiu que, assim que soube da situação, o Samu foi até o local com uma viatura e o helicóptero do serviço. As equipes, conforme Machado, teriam trabalhado durante uma hora tentando reanimar o homem, mas ele não reagiu e acabou tendo a morte confirmada pelos socorristas.

Por Guilherme Batista

Comentários