TERCA, 07/04/2020, 14:55

APP questiona aulas pela TV e por aplicativo para alunos da rede estadual

Segundo o presidente do sindicato, o método é antigo e prejudica a aprendizagem dos estudantes, mesmo em tempos de epidemia e isolamento social.  

A APP Sindicato questiona a qualidade e a eficácia da metodologia de Ensino a Distância (EAD) aplicada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED). Na opinião do presidente do sindicato de Londrina, Marcio André Ribeiro, a medida não seguiu as sugestões enviadas pelos professores ao governo e prejudica os alunos. Ele afirma ainda que a rede não foi preparada e que não teve planejamento para as aulas

Segundo o presidente do sindicato, esse método é antigo e precariza a educação, uma vez que não atende os alunos especiais, por exemplo.

Em nota enviada ao governo, o sindicato afirma que “Não é utilizando vídeos e um aplicativo semelhante ao WhatsApp que ocorrerá aprendizagem. Aprendizagem é um processo complexo e que precisa ser mediado e acompanhado por alguém preparado para isso. É um processo sistemático e constante. Quanto menor a idade, menor são as condições de autonomia da criança e maior é a necessidade de mediação. Nossas famílias não estão preparadas e não é função delas dar o suporte necessário para o acompanhamento da aprendizagem”.

As aulas por meio de três canais na TV aberta e pelo aplicativo Aulas Paraná começaram nesta segunda-feira. O  aplicativo não gasta a internet do celular e permite interatividade com os alunos, chats, provas, atribuição de atividades e com o registro de chamada online (RCO). Na TV, as aulas são separadas por turnos, canais, turmas e horários nos canais 9.2, 9.3 e 9.4, que são subsequentes ao da RIC TV.

Por Claudia Lima

Comentários