QUINTA, 02/05/2019, 08:24

Aprovação de loteamentos na cidade continua de responsabilidade da Secretaria de Obras

A pasta foi reformulada para agilizar o serviço que está praticamente parado na cidade

Foram várias discussões e retiradas de pautas do projeto de Lei (80/2108) que pretendia transferir da Secretaria de Obras para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), a responsabilidade de aprovação de loteamentos na cidade.

A discussão que se estendia desde o ano passado, chegou ao fim nesta terça-feira, com a retirada do projeto de pauta, de forma definitiva pelo Executivo.

Depois de várias consultas a órgãos envolvidos, ficou definido que a Secretaria de Obras continuará responsável pela aprovação dos projetos.

De acordo com o secretário de Obras, João Verçosa, que participou da sessão, uma reformulação na Secretaria vai garantir agilidade e transparência no processo.

O projeto já tinha sido aprovado em primeira discussão.

A reformulação garantiu a contratação de nove profissionais para a Secretaria, sete deles já estão trabalhando.

Um remanejamento interno colocou as arquitetas Margareth Pongelupe na diretoria de loteamento e Claudione Bruschi, como gerente técnica, ambas com experiência na área de loteamento urbano.

A diretoria de Loteamento da Secretaria de Obras foi alvo de investigação do Ministério Público (MP) no ano passado. O então diretor, Ossamo Kaminagakura foi investigado e demitido do cargo. Ele é réu na ação penal da Operação ZR3, que apurou cobrança de propina para alterações no zoneamento de áreas na cidade.

Hoje, o tempo médio de aprovação é de até cinco anos. No ano passado apenas dois projetos foram aprovados na cidade. 

Comentários