QUINTA, 26/10/2017, 19:07

Aprovados em concurso da Guarda Municipal em 2012 cobram convocação pela Prefeitura

Secretaria de Recursos Humanos diz que vagas previstas no edital foram preenchidas e que a Prefeitura não tem mais obrigação legal de chamar o restante dos aprovados.

O concurso para a Guarda Municipal foi realizado em 2012 e homologado em 2013, mas um grupo de candidatos aprovados luta até hoje para ser chamado. E eles decidiram se reunir e cobrar uma solução. A advogada Maria Carolina Alda passou no processo seletivo e diz que ao longo desses quatro anos, cerca de 240 nomeados deixaram a Guarda, porque passaram em outros concursos. Hoje, o contingente da corporação é de 356 agentes, contando com o pessoal administrativo e que esse número é insuficiente, tanto para a segurança dos prédios públicos, quanto para outras atribuições da Guarda, como o monitoramento das Câmeras.

Foram aprovados no processo seletivo de 2012, quase 2.600 candidatos, mas apenas 500 foram chamados. Esse foi o quadro inicial da Guarda, apesar da previsão estatutária ser de até mil servidores. Os aprovados deveriam ser chamados até 2015, mas como a gestão da Prefeitura da época não acenou com a nomeação, eles conseguiram na justiça a prorrogação do prazo até dezembro desse ano. Maria Carolina diz que o grupo vai à justiça para não deixar o edital prescrever.

Lucas Rigo, diretor da Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura diz que todas as vagas previstas no edital foram preenchidas e que a administração municipal não tem mais obrigação legal de chamar o restante dos aprovados. Ele afirma que uma nova convocação depende do interesse e do orçamento da Prefeitura e que no momento não há previsão de convocação dos aprovados no concurso.

O diretor da Secretaria de Recursos Humanos diz que para outras categorias de servidores existe uma expectativa maior de convocação dos aprovados em concurso.

Comentários