SEGUNDA, 20/04/2020, 18:39

Arquidiocese divulga novas orientações para atendimento individual nas igrejas

Arcebispo de Londrina garante que, por enquanto, nada de missas e celebrações coletivas e afirmou que cabe aos padres a tarefa de orientar os fiéis sobre as medidas de segurança para evitar a propagação da COVID-19.

No comunicado, divulgado nesta segunda-feira, a Arquidiocese traz uma série de novas orientações sobre o funcionamento das cerca de 140 igrejas da cidade durante a pandemia da Covid-19. O arcebispo metropolitano de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, garante que a retomada das atividades nas igrejas será gradual e com segurança.

No documento enviado às paróquias, a arquidiocese orienta ainda que o retorno das atividades deve seguir as recomendações das autoridades da área da saúde e terá apenas oração pessoal e atendimento individual, para confissões por exemplo, com agendamento de horário. Por enquanto, nada de missas ou celebrações coletivas.

De acordo com Dom Geremias Steinmetz, a volta das atividades está cercada de medidas de segurança contra a propagação do novo coronavírus, como o uso de álcool gel, da máscara protetora e o distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

Nas igrejas, segundo o arcebispo, a tarefa de orientar os fiéis ficou a cargo dos ministros de cada paróquia.

O arcebispo citou o decreto estadual que permite celebrações nas igrejas, desde que fossem realizadas com até 50 pessoas. Mas disse também que, apesar disso, a opção da arquidiocese foi pela suspensão das atividades para preservar a saúde dos fiéis, boa parte deles idosos.

Comentários