QUARTA, 22/07/2020, 18:39

Assembleia aprova projeto de lei que permite parcelamento do IPVA 2020

Outra proposta aprovada pelo legislativo estadual isenta os motoristas do pagamento de diárias de veículos apreendidos nos pátios do Detran e da PM.

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, dois projetos de lei, de autoria do Executivo, que alteram a atual legislação estadual sobre veículos. Um deles trata do parcelamento do IPVA devido pelos motoristas paranaenses em 2020. A outra proposta aprovada pela Alep isenta o pagamento das diárias de veículos apreendidos nos pátios do Detran e da Polícia Militar. Os dois projetos, que tramitavam em regime de urgência, seguem agora para sanção do governador.

No caso do IPVA, o parcelamento do imposto pode ser feito em até seis vezes, com parcelas mínimas de R$ 106,60, que é o valor da chamada Unidade Padrão Fiscal do Paraná, além dos acréscimos previstos na legislação, como multa, juros e outros encargos.

Pelo texto, o parcelamento é suspenso se o cidadão deixar de fazer três pagamentos, consecutivas ou não, ou um valor equivalente a três parcelas. A suspensão também ocorre na falta de pagamento de quaisquer das duas últimas parcelas ou do saldo residual, por prazo superior a 60 dias.

A lei vale apenas para os veículos adquiridos até 31 de dezembro do ano passado e os pedidos de parcelamento devem ser feitos pelos donos dos veículos até 17 de agosto no site da Secretaria de Estado da Fazenda. Com o primeiro pagamento feito, o Detran autoriza a emissão do licenciamento.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri, afirma que o projeto, apesar de ser de autoria do Executivo, foi um pedido de vários parlamentares, e acredita que deve dar um alívio para o bolso do cidadão nesse momento de pandemia e crise econômica.

Bakri cita dados divulgados pela Secretaria de Fazenda, que mostram que até junho a inadimplência do IPVA no estado era de quase 24%, como principal justificativa para o projeto.

Segundo a Secretaria de Fazenda, cerca de R$ 890 milhões relativos a dívidas do IPVA poderão ser parcelados pelos motoristas.

O outro projeto de lei aprovado pela Alep, também do Executivo, isenta os motoristas do pagamento das diárias de veículos apreendidos estacionados nos pátios do Detran e da PM enquanto o atendimento do órgão estiver limitado.

O projeto também define que quem tiver pagado diárias entre 19 de março e a data da publicação da lei pode solicitar o reembolso do valor.

A isenção só acaba quando todas as atividades do Detran retornarem. Segundo o líder do governo na Assembleia, o texto da proposta está passando por algumas pequenas correções técnicas, deve ter a redação final votada nos próximos dias, e segue para sanção.

Comentários