QUINTA, 30/07/2020, 17:44

Associação aponta queda nas vendas dos shoppings no Dia dos Pais e tíquete médio de R$ 80

Em Londrina, principais shoppings trabalham para conseguir superar crise e já conseguem perceber reação, mesmo que lenta, do movimento.

Faltando pouco mais de uma semana para o Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, a expectativa da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping, é de queda nas vendas. A ALSHOP não divulgou números dessa redução, mas avalia que a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus vai impactar no faturamento do setor na data.

A Associação estima ainda que em 2020 o ticket médio por presente para o Dia dos Pais será de R$ 80. Com a crise, a aposta da entidade é nas lembranças. E as principais preferências, em função do dinheiro curto, devem ser as roupas e calçados. De acordo com a ALSHOP, hoje, de todos os shoppings existentes no país, 498 estão abertos, mas quase todos com horário e acesso restritos. Outros 89 estão fechados, por conta de  decretos estaduais ou municipais.

A Associação aponta ainda que boa parte dos consumidores deve acabar optando pelas lojas de rua ou pelas compras on-line, em função das restrições de acesso aos restaurantes e do fechamento de parte dos shoppings pelo país afora.

Mauricio Morelato, superintendente do Boulevard Londrina Shopping, diz que para evitar filas e outros tipos de aglomerações, o shopping não vai ter campanhas promocionais em 2020 e acrescenta que a expectativa é de uma alta nas vendas em relação a julho, mas sem falsas esperanças na comparação com a data do ano passado, em função do horário reduzido e da crise econômica. 

Maurício Morelato diz ainda que a grande expectativa do setor no momento é pela reabertura dos shoppings nos finais de semana, pedido já feito à Prefeitura, e cita o Dia dos Namorados e o Dia das Mães, quando os estabelecimentos abriram na véspera da data.

O superintendente do Catuaí Shopping, Diego Peralta, se diz confiante com a data e fala em uma retomada lenta e gradual, que segundo ele já está ocorrendo. O superitendente do Catuaí cita ainda os últimos números do shopping, que revelam um crescimento médio nas últimas semanas, de 15%.

Diego Peralta fala em mudanças no comportamento dos consumidores em relação à compra presencial e diz que em função disso, o shopping lança nesta sexta-feira uma ferramenta de compras via whatsapp, com assessoria personalizada. Os detalhes devem ser divulgados nesta sexta-feira nas redes sociais do shopping.

A Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping anunciou ainda que, nos próximos dias, deve divulgar uma pesquisa mais ampla feita com associados de 105 mil lojas de todo o país.

Comentários