TERCA, 28/11/2017, 19:17

Associação dos delegados do Paraná lança campanha em outdoors cobrando nomeações de aprovados em concurso

Categoria afirma que 270 cidades do Estado estão sem delegado e que a situação é grave também nas delegacias especializadas.

A Associação dos Delegados de Polícia do Paraná lançou uma campanha publicitária cobrando do Governo a nomeação de 150 delegados. Desde segunda-feira, em Curitiba e mais três cidades do litoral foram instalados outdoors com a pergunta “Governador, cadê o delegado?”.

Atualmente, segundo o sindicato, 270 cidades do Paraná estão sem delegado. Só este ano, houve 66 baixas por conta de aposentadorias, exonerações e falecimentos. Em junho passado, 165 delegados já poderiam se aposentar.

O último concurso para a categoria foi realizado em abril de 2013. O diretor jurídico da Associação dos Delegados, Pedro Filipe Andrade, explica que o prazo do concurso expira em 2018 e que a previsão inicial era de que fossem contratados 400 delegados, mas foram nomeados somente 122 profissionais.

O diretor jurídico da Associação diz que se as nomeações começarem agora, mesmo assim​,​ para que os trâmites sejam completados, demorará em média um ano até que o processo seja finalizado e os cargos sejam ocupados.

Dos 270 municípios do estado sem Delegados de Polícia, nove cidades são sedes de comarca, entre elas Bela Vista do Paraíso, Cambé. Segundo a Associação dos Delegados, o governo Beto Richa vai completar oito anos de mandato sem nenhuma contratação que aumente o efetivo. O diretor da Associação dos Delegados paranaenses diz que o objetivo da campanha é mobilizar a sociedade e sensibilizar o governo para a situação.

Outra situação grave, segundo o sindicato, são as delegacias especializadas sem delegado. Entre elas, as delegacias da Mulher; de Homicídios; Proteção à Pessoa; Adolescentes; Estelionato; Acidentes de Trânsito e o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes.

Comentários