SEGUNDA, 13/04/2020, 14:53

Atendimento digital feito pelos consultores do Sebrae dispara 320% em Londrina

Com o escritório fechado por conta do coronavírus, serviço tem orientado pequenos empresários a agendarem consultoria pelo telefone. Pelo menos 90% das dúvidas têm relação com linhas de crédito e financiamentos. 

O escritório do Sebrae em Londrina continua atendendo normalmente neste período de quarentena por conta da pandemia de coronavírus. A diferença é que, agora, as consultorias são feitas todas de forma digital, por meio de telefonemas e, principalmente, videoconferências. O consultor do Sebrae na cidade, André Azevedo, destaca que, nas últimas semanas, o número de atendimentos virtuais disparou 320% na cidade, e que pelo menos 90% das dúvidas dos empreendedores têm relação direta a formas de se obter linhas de crédito e financiamentos. No Paraná, desde o último dia 23, foram realizados quase 3.500 atendimentos via WhatsApp, Facebook e chats on-line.

Com as portas fechadas por conta das medidas de restrição estabelecidas pela prefeitura, muitos estabelecimentos vão precisar de ajuda financeira para a retomada das atividades. Em Londrina, o comércio deve reabrir de forma gradativa a partir do próximo dia 20. No final do mês passado, o Governo do Estado anunciou R$ 1 bilhão em linhas de créditos para empresários e autônomos, sendo R$ 120 milhões para as micro e pequenas empresas. Os fundos estão sendo geridos pela Fomento Paraná e o BRDE, mas o consultor do Sebrae lembra que, para poder participar, o empreendedor vai precisar de um agente financeiro, no caso um banco, para intermediar a negociação.

De acordo com dados do Portal do Empreendedor, do Governo Federal, Londrina conta, atualmente, com mais de 30 mil MEIs, os chamados microempreendedores individuais. Segundo Azevedo, o número corresponde a 80% do total de empresas instaladas na cidade. Os MEIs também são responsáveis por mais de 35% de todo o Produto Interno Bruto do município, de acordo com levantamento feito em 2017, e por gerar 13,5 milhões de empregos formais no país nos últimos 13 anos. Para o consultor, a economia da cidade passa diretamente pela saúde financeira das pequenas empresas, que, neste período tão conturbado, conforme ele, precisam de orientação e auxílio para seguirem operando.

O telefone do escritório do Sebrae em Londrina para mais informações é o 3373-8000.

Por Guilherme Batista

Comentários