SEGUNDA, 29/04/2019, 06:05

Atleta londrinense vai representar o Brasil no Mundial de Paraciclismo

Victória Barbosa, que perdeu os movimentos das pernas quando era adolescente, achou na prática esportiva a oportunidade de dar a volta por cima. Competição está marcada para maio em cidades da Itália e da Bélgica.

Dedicação. Esforço. Perseverança. Palavras fortes, que têm ditado o ritmo da atleta londrinense Victória Barbosa, de 25 anos. A jovem é um dos principais do paraciclismo brasileiro. Foi inclusive a campeã da primeira etapa da Copa Brasil da modalidade, realizada em fevereiro. Título que a classificou para a disputa da Copa do Mundo, marcada para maio em cidades da Itália e da Bélgica. A expectativa para a competição, claro, é a melhor possível.

É... mas quem vê de longe todas essas glórias e conquistas da atleta nem imagina que esse momento da vida dela é resultado de um trauma. Um acidente de quando Victória tinha 17 anos e jogava basquete pelo Londrina. Durante uma partida, a adolescente, com a cabeça cheia de sonhos e planos, sofreu uma lesão grave, que evoluiu no hospital e acabou fazendo com que ela perdesse os movimentos dos joelhos e de um dos pés.

Uma tragédia na trajetória de alguém que tinha a vida inteira pela frente.

Mas se engana quem pensa que Victória abaixou a cabeça. Nada disso. Com ajuda dos parentes e amigos, a jovem encontrou o paraciclismo e, consequentemente, a oportunidade que faltava pra dar a volta por cima.

A disputa internacional é incentivo para que Victória continue em frente. Um resultado expressivo na competição pode fazer com que a atleta ganha ainda mais visibilidade e, quem sabe, dispute os Jogos Paralímpicos, em Tóqui, no ano que vem.

Por Guilherme Batista

Comentários