SEGUNDA, 18/09/2017, 18:38

Audiência de conciliação com índios está marcada para sexta-feira

Os indígenas invadiram a propriedade na semana passada e se recusam a sair de forma amigável.

Os índios kaingangs continuam na fazenda Tamarana. Eles invadiram a propriedade na terça-feira passada. Sem acordo amigável, a defesa do proprietário ingressou com um pedido de reintegração de posse da área. A Justiça Federal negou o despejo imediato dos indígenas, deu três dias de prazo para a Fundação Nacional do Índio e o Ministério Público Federal se posicionarem sobre o pedido de despejo para só depois tomar uma decisão. A justiça também marcou para sexta-feira, uma audiência de conciliação com os índios. Uma tentativa de acordo.

O dono da fazenda, Eucler Alcântara Ferreira conta que os indígenas ocupam praticamente todo o pátio da fazenda. No sábado, autorizaram a retirada de máquinas da propriedade, mas continuam restringindo a saída e entrada de pessoas.

Os índios não aceitam a medição oficial, feita pelo governo estadual em 2015, que revela que não faltam hectares para completar 6000 de reserva indígena. Eles cobram novas medições em áreas vizinhas a aldeia porque acreditam que agricultores estariam usando indevidamente terras indígenas.

A reportagem não conseguiu contato com o cacique da aldeia.

Por Claudia Lima

Comentários