TERCA, 21/03/2017, 18:31

Audiência Pública discute analfabetismo em Londrina

Segundo o IBGE, a cidade tem 23 mil pessoas que não sabem ler e escrever e o número de matrículas no EJA é baixo. 

Dados do último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Londrina conta com aproximadamente 23 mil pessoas que não sabem ler e escrever. Diante disso, o presidente da Comissão de Educação da Câmara, o vereador Amauri Cardoso agendou uma audiência pública para discutir os problemas e melhorias que precisam ser implantadas no sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Apenas 500 pessoas estão matriculadas no EJA em Londrina, sendo 380 em turmas do ensino fundamental I e 120 nas turmas do 5º a 9º ano. A Secretária Municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes admite o problema, mas afirma que o município está trabalhando para conter o número de analfabetos na cidade. Equipes da secretaria fazem visitas às pessoas que podem voltar a estudar, mas o interesse ainda é pequeno.

Em Londrina, 34 escolas atendem turma do EJA, sendo 28 na zona urbana e seis na área rural. A audiência pública está marcada para esta sexta-feira, às 19 horas no plenário do Legislativo.

Por Claudia Lima

Comentários