QUARTA, 27/01/2021, 19:28

Aulas na rede municipal começam na próxima semana, em modelo remoto

Ainda sem previsão de retorno das aulas presenciais, atendimento individual continuará sendo realizado.

A secretaria municipal de Educação divulgou o calendário do ano letivo de 2021 que segue em formato virtual por tempo indeterminado. A programação para escolas da rede municipal, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e unidades escolares filantrópicas vinculadas à prefeitura tem início no dia 1º de fevereiro com retorno das equipes pedagógicas para planejamento e reunião administrativa.

Já próxima quinta-feira, 4 de fevereiro, os alunos retornam às aulas por meio de plataformas digitais e os kits com materiais pedagógicos começam a ser distribuídos. As escolas vão entrar em contato com as famílias para agendar a entrega das atividades.

De acordo com Maria Tereza Paschoal, secretária municipal de Educação, apesar da retomada presencial ainda não ser possível, os atendimentos de forma individualizada continuarão sendo realizados. No ano passado, mais de oito mil consultas pedagógicas foram feitas pelas escolas. Ela afirma que os atendimentos são importantes para que a rede mantenha contato com os alunos e suas famílias.

Segundo a secretária, o primeiro mês de atividade das escolas deve ser de avaliação, para que os professores possam analisar o aprendizado dos alunos e traçar ações para que o ensino seja efetivo diante da nova realidade que os estudantes estão vivenciando.

Maria Tereza afirma que a rede municipal de ensino está preparada e adaptada para o retorno das aulas presenciais. Todas as escolas apresentaram planos de retomada e protocolos de segurança e mais de R$ 8 milhões foram investidos para equipar as unidades de ensino com itens de proteção e higiene para alunos e servidores. No entanto, ela explica que apenas a partir de parâmetros científicos é possível que a volta do ensino presencial seja concretizada.

A secretaria municipal de Educação também vai dar continuidade à distribuição de cestas básicas a 12.600 famílias beneficiárias de programas de assistência social. No ano passado foram mais de 100 mil entregues e que vão continuar sendo ofertadas em 2021.

Em Londrina, as aulas presenciais seguem suspensas até o dia 28 de fevereiro em escolas da rede pública e privada, por decreto municipal. A secretária afirmou que está acompanhando a evolução da pandemia na cidade e que as próximas ações serão definidas a partir dos resultados obtidos durante o período.

Comentários