SEGUNDA, 16/03/2020, 06:30

Aulas nas escolas estaduais estão mantidas, apesar dos primeiros casos do novo Coronavírus no Paraná

De acordo com o Núcleo Regional de Educação, entre as medidas para evitar a propagação do vírus nas unidades da rede estão a higiene das mãos e o bloqueio dos bebedouros.

Com os primeiros casos confirmados do novo Coronavírus, o Paraná se tornou o terceiro estado com mais confirmações da doença, atrás apenas de São Paulo, com 42, e do Rio de Janeiro, com 16. Há ainda mais de 50 casos suspeitos em investigação em 11 cidades paranaenses, de regiões variadas. Na quinta-feira, o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, concedeu entrevista coletiva para anunciar as medidas que estão sendo tomadas para tentar evitar a propagação do COVID-19 pelo Estado.

Apesar dos números, o secretário afirmou que não há motivos para pânico e que o momento é de alerta e de intensificação de algumas medidas, como a higiene das mãos.

Nas escolas estaduais, por enquanto, as aulas estão mantidas. A Secretaria de Educação informou que aguarda um posicionamento do Ministério para uma eventual suspensão das atividades e que ainda em fevereiro encaminhou às 2,1 mil unidades orientações a respeito da prevenção.

A chefe do Núcleo Regional de Educação, Jéssica Pieri, diz que entre as medidas está  o bloqueio dos bebedouros nas escolas. Os estudantes estão sendo orientados a levar uma garrafa de água de casa. Mas a principal recomendação, para profissionais e alunos é mesmo em relação à higiene pessoal. 

Nas escolas municipais de Londrina, a Secretaria de Educação anunciou um reforço na compra de matérias de higiene, como sabão, álcool gel e toalhas de papel.

A Chefe do Núcleo Regional de Educação diz que nas unidades estaduais, os diretores têm o fundo rotativo, uma verba gerida por eles próprios para despesas diárias das unidades.

Outra orientação é utilizar lenço descartável para a higiene nasal, além de cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e evitar tocar as mucosas. Também é recomendado higienizar as mãos após tossir ou espirrar e também não compartilhar talheres, pratos, copos ou garrafas, além de manter os ambientes bem ventilados.

Comentários