SEGUNDA, 10/02/2020, 15:33

Aumenta a demanda de idosos em buscar de passagens interestaduais de graça

Só em 2019, foram emitidas 642 carteiras para pessoas com mais de 60 anos em Londrina.

A Secretaria Municipal do Idoso de Londrina registrou um aumento no número de pedidos de carteira interestadual, que garante duas vagas gratuitas para viagem de ônibus. A secretária Andrea Ramondini revela que, em 2018, 580 documentos foram emitidos. Já no ano passado, essa quantidade subiu para 642. De acordo com ela, a maior procura se dá a dois motivos. A divulgação está mais efetiva e porque a população está envelhecendo mais rápido. A projeção é que Londrina, agora em 2020, tenha 70 mil idosos, ou seja, 13% do total de habitantes.

A lei determina que pessoas acima dos 60 anos e que possuam renda de até dois salários mínimos possam viajar de graça em ônibus interestaduais. Para isso, é preciso fazer a carteirinha no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais perto de casa. É necessário o número do NIS (Número de Identificação Social) ou o CAd Único (Cadastro Único).

A lei autoriza que as empresas, no momento da retirada da passagem, peçam documentos que comprovem o direito de viajar de graça.

Por Claudia Lima

Comentários