QUARTA, 18/08/2021, 09:00

Aumento no número de mortes por Covid-19 em 2021 faz Acesf pedir orçamento extra para compra de caixões

Alta demanda também fez com que o produto tivesse acréscimo de quase 20% no valor médio

A prefeitura de Londrina encaminhou para a Câmara de Vereadores um pedido de autorização para alterar o orçamento e transferir 500 mil reais para a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina, a Acesf. O recurso será utilizado para a compra de caixões, que tiveram a demanda acentuada por conta do alto número de mortes por Covid-19 na cidade nos primeiros meses do ano.

No orçamento anual, a prefeitura havia reservado R$ 1,822 milhão para a aquisição dos produtos, mas o estoque planejado não será suficiente para atender a demanda até o final do ano.

Além disso, no último pregão para compra de caixões, realizado em 25 de junho, foi observado um aumento médio de 19% no valor do produto.

Para o superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, o elevado número de mortes entre fevereiro e junho surpreendeu a autarquia e obrigou a mudança no planejamento.

Deliberador descartou o risco de desabastecimento de urnas em Londrina, já que há um estoque de cerca de 600 caixões adquiridos de forma antecipada. No entanto, a Acesf chegou a ter falta de produtos como luvas, sendo obrigada a pegar emprestado de outras secretarias, e adquirir posteriormente com valor muito maior.

O superintendente também confirmou que o reajuste no preço dos caixões será repassado aos familiares dos falecidos na cidade assim que acabar o estoque atual.

Segundo dados da secretaria de Saúde, só neste ano 1.491 londrinenses morreram em decorrência da Covid 19, contra 436 óbitos registrados em 2020.

Comentários