QUARTA, 18/12/2019, 18:23

Avenida Ayrton Senna vai receber intervenções com o objetivo de melhorar o trânsito na região

A ideia da prefeitura é alargar a via, retirar a ciclovia e colocar semáforos em uma das rotatórias. A licitação para fazer a obra está aberta.

A prefeitura de Londrina abriu a licitação para contratar a empresa que vai fazer adequações na avenida Ayrton Senna, na zona sul da cidade. O projeto, desenvolvido pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbano de Londrina (IPPUL) prevê mudanças para melhorar o fluxo de veículos na vida, principalmente nos horários de pico em um trecho de mais de dois quilômetros. A diretora de transito Denise Ziober destaca que na lista de intervenções, que vão das ruas Professor Joaquim de Matos Barreto e avenida Madre Leônia Milito, está o alargamento da avenida para três faixas. Para isso, a primeira rotatória (no sentido centro/zona sul) vai diminuída. Na rua Bento Munhoz da Rocha Neto será colocado um semáforo.

A segunda rotatória, com a avenida também vai ter que ficar menor, para que seja feita mais uma faixa. Com isso, o estacionamento do canteiro da Rua Ernâni Lacerda de Athayde vai ser extinto, uma vez que o fluxo de veículos que sairá da avenida Ayrton Senna para ela aumenta também. O restante da avenida Ayrton Senna também vai continuar em três vias.

O ponto mais polêmico e que divide opiniões é a retirada das ciclovias. A faixa exclusiva vai ser extinta para que seja feita a terceira faixa. No lugar dela, vão ser colocadas as vagas de estacionamento. 

A prefeitura pretende gastar, no máximo, R$ 649 mil em recursos municipais. O certame é na modalidade tomada de preços. Os envelopes serão abertos no dia 27 de dezembro.        

Por Claudia Lima

Comentários