TERCA, 22/08/2017, 19:23

Balanço da Secretaria de Segurança Pública: Paraná registrou o menor número de homicídios dos últimos dez anos

Em Londrina o levantamento mostrou um aumento de 25% nos assassinatos. Rolândia registrou a maior redução do estado, 58%.

 

 

O Paraná registrou no primeiro semestre de 2017 o menor número de homicídios dos últimos dez anos. Foram 1.041 assassinatos em todo estado. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 1.268 mortes violentas, a redução foi de quase 18%. Situação diferente da região de Londrina, que registrou um aumento de 25% na taxa de homicídios. Foram 17 mortes a mais nos seis primeiros meses de 2017 em comparação com 2016, passando de 51 para 68 assassinatos. Desse total, a cidade de Londrina registrou 56 casos. Segundo o delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial, Osmir Ferreira Neves, os números divulgados pela secretaria de Segurança refletem uma tendência dos últimos anos aqui na cidade. De acordo com o delegado, os levantamentos mostram um crescimento ano a ano nas estatísticas que envolvem as mortes violentas em Londrina e completa afirmando que boa parte desses homicídios está ligada ao tráfico de drogas e outros crimes.

Entre as cidades aqui da região, Cambé, com pouco mais de 100 mil habitantes, registrou quatro mortes violentas. Em contrapartida, Tamarana, que tem apenas 10 mil habitantes, teve 6 assassinatos. A cidade já teve uma delegacia, que foi fechada há alguns anos. Segundo Osmir Neves, os números de Tamarana são motivo de preocupação e também têm relação, em boa parte dos casos, com o tráfico de drogas. Neves diz que estão sendo feitos estudos para a reabertura do distrito policial da cidade. A principal dificuldade, segundo o delegado-chefe, é o fato de Tamarana não ser sede de comarca.

De acordo com o levantamento da secretaria de Segurança Pública, das 23 áreas em que o estado é dividido para fins administrativos, 16 apresentaram redução nos índices. A mais expressiva foi justamente aqui na região, em Rolândia. A queda foi de pouco mais de 58% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o delegado da cidade, Bruno Silva, o Município registrou em 2016, entre tentativas e assassinatos, 31 casos, contra apenas 13 no mesmo período de 2017. O delegado, que assumiu a delegacia em junho do ano passado, aponta a cooperação entre as polícias civil e militar como o principal fator para essa redução drástica nos índices de crimes violentos.

Pelo balanço da Secretaria de Segurança Pública, a redução dos homicídios foi observada em quase todo o Estado. Mas na região de Ponta Grossa o aumento foi de mais de 38% e na região de Cascavel, foram três mortes a mais na comparação entre os primeiros semestres de 2017 e 2016.

Na Região Metropolitana de Curitiba, os homicídios caíram de 340 nos primeiros seis meses do ano passado para 252 este ano, uma diferença de 25,88%.

Comentários