QUINTA, 03/12/2020, 18:23

Black Friday movimenta comércio de Londrina e aponta para retomada das vendas no fim de ano

Sondagem feita pela UTFPR indica que mais de 40% dos londrinenses consultados fizeram compras na data.

Ao longo dos anos, a Black Friday foi ganhando espaço no calendário do consumidor brasileiro. Neste ano não foi diferente. Muitos esperaram a data comemorativa do varejo para aproveitar as promoções. Uma sondagem realizada por alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no dia seguinte ao evento, apresentou dados importantes do consumo dos londrinenses durante o dia de ofertas.

Os aparelhos celulares lideraram a lista dos produtos de maior procura, com 24% das compras. Logo após, vêm segmentos de roupas e calçados e também os eletrodomésticos da linha branca, ambos com 18%. De acordo com o professor da UTFPR Marcos Rambalducci, mesmo não se tratando de um levantamento estatístico, a sondagem indica um bom sinal para o comércio da cidade.

Para o professor, que também é consultor econômico da ACIL, as ofertas que a data reserva, somadas ao crescimento dos comércios online são fatores importantes para a retomada das vendas. A pesquisa aponta para 55% das compras sendo realizadas por meio de sites da internet, enquanto as lojas físicas totalizaram 45% das vendas.

Segundo Rambalducci, estamos em um processo de recuperação econômica e a expectativa para o fim de ano é de um novo aumento nas atividades do comércio de Londrina.

Em todo o Brasil, o cenário também é de otimismo. Um levantamento divulgado pela Serasa Experian, realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, mostra que as vendas do comércio tiveram uma alta de 6,1% no fim de semana da Black Friday. Ainda segundo o indicador, é a primeira vez que uma data tem saldo positivo em 2020.

Comentários