SEGUNDA, 08/01/2018, 01:00

Bolsa para bailarinos de Ibiporã aprovados no Bolshoi deve estimular novos talentos da cidade

Jovens bailarinos vão ter direito a uma ajuda de custo de R$ 1,1 mil por mês durante o tempo em que estiverem no Bolshoi.

A Câmara de Vereadores de Ibiporã aprovou uma lei instituindo o Programa de Bolsa Auxílio para os alunos da Escola de Ballet da cidade que forem aprovados para a Escola do Teatro Bolshoi em Joinville.

De acordo com a lei, os bailarinos vão ter direito a uma ajuda de custo de R$ 1,1 mil por mês durante o tempo em que estiverem no Bolshoi. A bolsa deve abrir novas portas para os bailarinos de Ibiporã, já que além da distância, uma das principais dificuldades das famílias era bancar a estadia em Joinville até a conclusão do curso, às vezes por 3, 4 anos ou mais.

A dona Elaine Mellado é mãe da Giovana, de 15 anos, uma das alunas da escola que vai fazer o teste para o Bolshoi em julho. Ela diz que o fato de passar a viver em outra cidade com tão pouca idade, por si só já seria um grande desafio. E completa afirmando que sem a bolsa auxílio, o sonho da garota dificilmente poderia ser bancado pela família.

Bailarina há oito anos, Giovana diz que estudar no Bolshoi significa a realização de um sonho, que com a Bolsa fica mais próximo.

Até hoje, oito alunos da Escola de Balé de Ibiporã foram aprovados para o Bolshoi, mas seis voltaram sem concluir os estudos, basicamente por dificuldades financeiras ou pela distância da família.

A professora e coordenadora da escola de Ibiporã, Leila Assis, diz que a experiência mostrou que alunos muito novos não conseguiam se adaptar e acabavam voltando. Por isso, a lei que criou o auxílio estabelece que para ter direito à ajuda de custo, o aluno deve estar matriculado no 3º Nível da Escola de Ballet, residir na cidade há pelo menos três anos e estar matriculado na rede municipal de ensino.

A professora conta que o baliarino Eduardo Ávila, que começou na escola e está no Bolshoi há dois anos, deve ser o primeiro a receber o benefício. Mantida pela Prefeitura, a Escola de Balé de Ibiporã existe desde 1990 e tem cerca de 200 alunos.

Comentários