SEGUNDA, 27/05/2019, 19:46

Brasileiro trabalha 153 dias do ano só para pagar tributos

Organizadores do Dia Livre de Impostos querem adesão de cinco mil estabelecimentos em protesto contra a alta carga tributária do país.

O Dia Livre de Impostos foi criado como um protesto contra uma tributação abusiva e que limita o poder de consumo da população, além de frear o crescimento econômico. A iniciativa chega à 13ª edição com mais de 2 mil estabelecimentos, de 124 cidades, 18 estados e do Distrito Federal participando.

A expectativa da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas Jovem, que promove o protesto, é de que a participação chegue a cinco mil estabelecimentos até quinta-feira, quando os comerciantes vão vender seus produtos com descontos no mesmo valor dos impostos.

Aqui em Londrina, o Dia Livre de Impostos terá a adesão de um dos maiores shoppings da cidade, na zona norte, e de outros estabelecimentos. O coordenador Nacional da CDL Jovem, braço da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, Lucas Pitta, explica que o movimento, que começou apenas com os postos de combustíveis, se expandiu e chegou a vários setores inconformados com a alta carga tributária do país.

O brasileiro trabalha em média 153 dias, pouco mais de cinco meses por ano, só para pagar impostos. Para se ter uma ideia da situação, em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em último quando o assunto é retornar o dinheiro em benefícios para a população.

O coordenador Nacional da CDL Jovem avalia que já passou da hora de uma reforma tributária no país.

Entre alguns dos itens com maior carga tributária e com forte impacto, principalmente nas famílias de renda menor, estão a gasolina, com mais de 50% de taxação, o diesel, que ultrapassa os 40% e a cesta básica, que tem quase 25% de impostos.

Comentários