TERCA, 27/08/2019, 09:54

Cadeia de Ibiporã amanhece com fuga de presos; pelo menos 47 conseguiram escapar

Detentos fizeram um buraco na laje e fugiram pulando os muros da unidade, conforme a polícia. Com capacidade máxima para 36 pessoas, espaço era ocupada por mais de 190 no momento da fuga

Pelo menos 47 presos conseguiram escapar da Cadeia de Ibiporã no final da madrugada desta terça-feira. De acordo com informações da Polícia Civil, eles estouraram a laje do prédio, quebraram diversas telhas e fugiram pulando o muro. Tudo aconteceu em menos de cinco minutos, por volta das quatro horas da manhã. Em entrevista à CBN logo após o ocorrido, o delegado de Ibiporã, Vitor Dutra, contou que, durante a fuga, os policiais chegaram a efetuar disparos de contenção contra os detentos. Um deles foi recapturado no momento em que tentava sair pelo telhado. Outros três também já foram localizados pela Polícia Militar na divisa de Ibiporã com Londrina.

A fuga em massa escancara de vez a situação da Cadeia de Ibiporã, que convive há anos com um dos piores cenários de superlotação de todo o estado. Com capacidade máxima para 36 presos, a unidade abrigava mais de 190 no momento da fuga, sendo que cerca de 70 deles já estão condenados e, na teoria, teriam que estar cumprindo pena em penitenciárias. O delegado garante que já havia pedido a transferência de pelo menos parte dos detentos ao Departamento Penitenciário, Depen, do Governo do Estado. O problema, conforme ele, é que os presídios da região também estão superlotados.

Procuramos a assessoria do Depen, para saber mais informações sobre possíveis transferências, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta reportagem.

Por Guilherme Batista

Comentários