TERCA, 22/06/2021, 12:55

Cadeia de Sertanópolis volta a receber presos após surto de Covid-19

Departamento Penitenciário garante que situação do vírus está sob controle neste momento nos presídios do norte do Estado

Em Londrina, a população carcerária é de aproximadamente 3.200 pessoas. Desde grupo prioritário, 80% dos detentos já estão cadastrados para receber a vacina contra o novo coronavírus. A afirmação é do coordenador regional do Depen, Reginaldo Peixoto.

Segundo ele, para que a vacinação dos presos e presas tenha início é preciso aguardar o protocolo adotado pela Secretaria Municipal de Saúde. Já entre os servidores do Departamento Penitenciário, a maioria já recebeu a primeira dose.

Segundo o coordenador do Depen, as pessoas presas na PEL 1, PEL 2 e na Casa de Custódia já fizeram o cadastramento, mas ainda falta concluir o cadastro em unidades prisionais de menor porte.

O secretário municipal de saúde, Felippe Machado, explicou que nesta semana a pasta deverá concluir a logística para dar início a imunização dos presos.

Apesar de críticas de setores contrários a prioridade dos presos, Machado lembra que a vacinação da população carcerária já estava prevista no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e que não cabe ao município contestar ou promover mudanças.

Por Guilherme Marconi

Comentários