SEGUNDA, 05/02/2018, 06:05

Cai 1% o número de endividamento no Paraná de dezembro para janeiro

Apesar do recuo, as contas em atraso e a falta de condição de pagamento aumentaram. 

A pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor divulgada pela Federação do Comércio de bens, Serviços e Turismo do Paraná – Fecomércio apresentou queda de 1% de dezembro do ano passado para janeiro desse ano.

No mês de janeiro desse ano a taxa ficou em 89% e no ano passado, em dezembro ficou em 90%.

De acordo com a coordenadora de pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, a tendência de janeiro é de recuo no endividamento por que o consumidor sai de dezembro já com muitas dívidas e prefere recuar no início do ano.

Apesar do recuo, as contas em atraso e a falta de condição de pagamento aumentaram. Esses dados representam 27% em dezembro para 30% nesse ano, em janeiro, para contas atrasadas. Já a falta de condição de pagamento de 9,5% subiu para 11,4%.

A expectativa de consumo para esse ano é melhor do que no ano passado, o recuo no endividamento no início do ano também aponta para boas nuances da economia durante o ano.

Apesar de o cartão de crédito ser o que lidera a lista de dívidas, apresentou queda em janeiro. Em dezembro do ano passado eram 72,8% dos entrevistados tinham o cartão como responsável pelas dívidas, esse ano esse número chegou a 71%.

Por Bruno Carraro

Comentários