SEGUNDA, 07/06/2021, 14:00

Cai o número de consumidores inadimplentes no comércio em maio, aponta pesquisa da ACIL

Já no acumulado do ano, a quantidade de londrinenses endividados está 11% mais elevada que no ano passado

O levantamento do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC ACIL) analisa dois indicadores: os consumidores que deixaram de pagar em dia alguma conta e entraram no sistema como inadimplentes e  aqueles que conseguiram quitar seus débitos e deixaram de ficar negativados.

O  percentual de consumidores incluídos no cadastro de restrição ao crédito  em maio foi significativamente menor que o registrado no mês de abril.  Em abril houve aumento de 155% na quantidade de pessoas que entraram na lista de restrição ao crédito na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já em maio, na comparação com o mesmo mês de 2020, ainda persiste uma elevação, mas agora na ordem de 27%, sinalizando para uma possível situação de normalização na capacidade dos consumidores em pagar pelo crédito tomado,  revela o consultor econômico da Acil, Marcos Rambalducci.

 O aumento do número de consumidores que retomaram acesso ao crédito foi de 33%. Na comparação dos cinco primeiros meses  de 2021 com o mesmo período de 2020 o saldo é positivo em 4%.

Considerando também de janeiro a maioo de 2021, a quantidade de consumidores inadimplentes está 11% mais elevada que no mesmo período do ano passado.  O economista pondera também que a pesquisa revela o comportamento do consumidor. Ou seja, é comum que nos primeiros meses do ano os consumidores os londrinenses estejam mais endividados por conta de impostos como IPTU, IPVA e outros compromissos de parcelas feitas em compras de final de ano. A tendência segundo ele, é de queda na inadimplência a partir de junho.

A saída dos consumidores da condição de negativado, também é vista com otimismo pelo comércio varejista, sobretudo no início de junho para data comemorativa do dia dos namorados.  A tendência é que as pessoas voltem a assumir outras parcelas para compra de presentes, elevando o ticket médio das vendas.

Nesta semana, de segunda (7) a sábado (12), o comércio de rua de Londrina funciona das 9 às 18 horas.  Lembrando que na última semana, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, publicou um novo Decreto, no qual permite a abertura do comércio no dia 11 de junho (sexta-feira), feriado do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Londrina. A compensação será feita no dia 14, segunda-feira. Neste dia, as lojas de rua da cidade não abrem. Os shopping centers abrem das 11 às 20 horas, com exceção do setor gastronômico, que tem permissão para funcionar até as 21 horas. Na sexta-feira (11), segundo o Sindshopping, os estabelecimentos não adotarão a troca e por isso o horário de funcionamento será o mesmo equivalente aos feriados, ou seja: lojas abrem das 14 às 20 horas.

Por Guilherme Marconi

Comentários