QUINTA, 15/08/2019, 18:20

Caldeiras de indústrias e de hospitais de Londrina e região fiscalizadas pelo Crea apresentam irregularidades

Mais de 50% dos empreendimentos fiscalizados estavam irregulares.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea intensificou, neste ano, as fiscalizações em caldeiras e vasos de pressão em todo o estado.

Foram 194 empreendimentos fiscalizados em todo o estado de janeiro até agora. Na região de Londrina,19 locais foram visitados no mesmo período e 52% apresentaram alguma irregularidade.

De acordo com o coordenador de fiscalização, Alexandre Barroso, alguns estabelecimentos comprovaram a inspeção periódica de segurança feita pelo profissional habilitado, mas não apresentaram a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que é o documento exigido perante a lei para todo serviço da área de Engenharia. Em outros cinco empreendimentos, não houve comprovação da inspeção de segurança exigida.

As empresas receberam um ofício com prazo para regularização. Caso o problema não seja solucionado, uma denúncia será encaminhada ao Ministério do Trabalho, que tem atribuição legal para aplicar as sanções previstas na legislação.

As caldeiras e vasos de pressão podem oferecer riscos de explosão caso sejam instalados de forma incorreta ou na ausência das inspeções periódicas.

Comentários