SEGUNDA, 21/08/2017, 00:15

Câmara de Arapongas cassa mandato de vereador investigado pelo Ministério Público

Defesa do parlamentar diz que vai recorrer da decisão e que todo processo de cassação foi irregular.

A sessão especial da Câmara Municipal de Arapongas decidiu pela cassação do mandato do vereador Valdeir José Pereira, do PHS. O parlamentar é acusado de superfaturar um contrato para digitalização do acervo do Legislativo, quando era presidente da Casa. Os parlamentares se manifestaram pela procedência da denúncia apresentada pelo Ministério Público e decidiram cassar o mandato do vereador por infração ao artigo 90 do Regimento Interno. O Presidente da Câmara de Arapongas, Osvaldo dos Santos, destaca que o vereador foi cassado por unanimidade em função da gravidade das denúncias.

Segundo o Ministério Público, o vereador recebeu pagamentos mensais de mais de R$ 20 mil em 2015 e 2016, relativos a um contrato superfaturado para a digitalização do acervo físico da Câmara. A defesa do vereador informou que vai recorrer da decisão. O advogado Oduwaldo Calixto afirma que todo o processo, desde a criação da Comissão Processante até a sessão que cassou o vereador, foi irregular.

O presidente da Câmara afirma que a defesa tem todo direito de recorrer. Osvaldo Santos destaca que a Procuradoria da Casa está tranqüila e que todo o processo foi feito dentro da lei.

A ação que corre na Justiça contra o vereador apura os crimes de fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro. Maringá, como é mais conhecido, foi preso temporariamente em maio desse ano durante uma operação do Gaeco, mas deixou a prisão dias depois. O vereador responde ao processo em liberdade e passou a colaborar com as investigações.

Comentários