QUARTA, 30/05/2018, 12:38

Câmara de Vereadores abre comemoração oficial do Junho Vermelho e a Quarta Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue

A meta é atingir 2 mil doações por mês, para garantir o abastecimento dos hospitais de Londrina e região.

A solenidade marcou o início de uma grande mobilização anual para conscientização da necessidade da doação de sangue. A ideia é realizar várias atividades, como coletas em pontos específicos, palestras em escolas, apresentações culturais, blitze educativas e até atividades esportivas para mobilizar os possíveis doadores.

Em quatro anos de campanha, desde que os dois projetos foram implantados em Londrina, houve um aumento de 12 por cento na coleta. Em 2014, eram coletadas 930 bolsas de sangue por mês e hoje são 1.140 bolsas. De acordo com o hematologista e coordenador do Hemocentro do Hospital Universitário, Fausto Trigo, a meta é atingir 2 mil bolsas por mês.

Para atingir a meta algumas medidas estão sendo tomadas. Entre elas, a reforma de uma sala de 150 metros ao lado do Colégio Aplicação, no centro da cidade.  O local será transformado num ponto de coleta de sangue, facilitando o acesso de doadores.

Outra medida que vai ajudar a campanha é disposição de um ônibus, fornecido pela prefeitura para coleta de sangue em pontos específicos da cidade. O anúncio foi feito pelo secretário de saúde do município, Felippe Machado.

O Hemocentro do HU integra a rede Hemepar, que coleta, armazena, processa e distribui sangue e derivados para 22 hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde. A programação da campanha que vai durar todo o mês de junho.

Comentários