QUARTA, 22/12/2021, 11:27

Câmara de Vereadores devolve mais de 8 milhões de reais aos cofres da prefeitura

Emenda constitucional publicada este ano impede que o recurso fique no fundo legislativo

A Câmara de Vereadores de Londrina oficializou, na última sessão extraordinária do ano, a devolução de 8,7 milhões de reais do orçamento do Legislativo para a prefeitura. Até ano passado, as sobras eram destinadas ao Fundo Especial da Câmara, criado por uma lei de 2009 para a reforma e ampliação do prédio, que conta com 14 milhões de reais em caixa. Mas uma emenda constitucional publicada este ano obriga o retorno dos recursos ao Executivo ao fim de cada exercício financeiro.

Dos 41 milhões previstos no orçamento para serem usados, a Câmara já havia aberto mão de 12 milhões, que se somam aos mais de 8 milhões repassados agora.

O presidente da Câmara, Jairo Tamura, afirmou que a pandemia colaborou para a redução de custos, já que as sessões remotas e os assessores e servidores sendo autorizados a trabalhar em home office propiciaram economia de energia, água, telefone e combustível. 

O prefeito Marcelo Belinati foi até o prédio do Legislativo receber o cheque meramente ilustrativo das mãos dos vereadores, e falou sobre as possibilidades de destinação dos recursos para obras como a construção de um Centro de Convivência de Idosos ao lado da rodoviária, uma UPA na zona sul, além de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, prédio que centraliza o oferecimento de políticas públicas para mulheres vítimas de violência. 

Sobre os 14 milhões ainda presentes no fundo especial da Câmara, o prazo para utilização terminaria em 31 de dezembro, mas foi prorrogado por mais dois anos, com a expectativa de investimentos no prédio da Câmara, construído em 1977 e que necessita de uma reforma estrutural urgente.

Comentários