SEXTA, 13/04/2018, 19:24

Câmara de Vereadores recebe novos pedidos de abertura de Comissão Processante para investigar Marcelo Belinati

Representações foram protocoladas na Casa pelos presidentes das executivas municipais de dois partidos, o PPS e o PSD.

Os novos pedidos de investigação de Marcelo Belinati foram protocolados na Câmara na tarde desta sexta-feira pelos presidentes das executivas locais de dois partidos, o PPS e o PSD. As duas legendas já tinham encaminhado à Câmara representações com o mesmo objetivo, a instalação de uma Comissão Processante contra o Prefeito.

Mas, os pedidos acabaram arquivados pela Câmara na última quinta-feira, por que, segundo o entendimento da Procuradoria da Casa, os pedidos de Abertura de CP tinham que ser feitos por um eleitor e não pelos partidos.

O ex-secretário de Obras de Londrina na administração Kireeff e presidente do PPS, Walmir Mattos, assina um dos pedidos. Ele diz que os partidos discordam do entendimento da Procuradoria, mas decidiram refazer as representações de acordo com o que foi solicitado pela Casa.

Segundo Walmir Mattos, ele assina a representação, mas a decisão foi tomada pela Executiva do partido e por ampla maioria.

De acordo com Walmir Mattos, a denúncia por infração político-administrativa contra Marcelo Belinati traz argumentos sólidos, e destaca dois deles.

O pedido feito pelo presidente do PSD, Christian Schneider, usa basicamente os mesmos argumentos da representação protocolada por Walmir Mattos. Faz referência aos aumentos do IPTU e cita o fato do imóvel onde mora o Prefeito, em um condomínio, não ter sido desmembrado e que por conta disso ele pagaria valores menores.

Na representação, os advogados falam ainda em quebra de alguns princípios constitucionais, como o da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e publicidade. A assessoria da Câmara de Vereadores, confirmou que as representações foram protocoladas na próxima semana serão despachadas para a Procuradoria Jurídica da Casa.

Por Marcos Garrido

Comentários

Publicidade