TERCA, 07/08/2018, 18:42

Câmara recebe documentação de contas do Provopar e vai ouvir diretores da instituição

O Programa do Voluntariado Paranaense tem quase R$ 1 milhão em recursos sem prestação de contas em um período de 11 anos.

Ainda durante o recesso parlamentar, a Câmara de vereadores de Londrina recebeu da Secretaria de Assistência Social todos os documentos solicitados das contas do Programa do Voluntariado Paranaense – Provopar.

Uma Comissão Especial da Câmara investiga a prestação de contas do órgão nos últimos 11 anos, 2007 a 2018.

Há indícios de irregularidades, já que não foram apresentados documentos que comprovem os recursos utilizados pela instituição. Os valores não comprovados chegam perto R$ 1 milhão.

De acordo com o presidente da Comissão Especial, o vereador Vilson Bittencourt, do PSB, a controladoria da Câmara já investiga a documentação. Dois aspectos já foram analisados: um sobre materiais pedagógicos estavam sendo declarados como uso de limpeza; e a outra questão é que recursos de projetos que sobravam não eram devolvidos à Secretaria de Assistência Social.

Em até 15 dias a Comissão deve apresentar os nomes dos diretores da instituição que serão ouvidos. As oitivas devem esclarecer ainda mais o que os documentos apontam.

Não tem data certa para que os documentos sejam todos analisados, mas os trabalhos da Comissão vão ser realizados gradativamente.

Cinco contratos com projetos entre a Assistência Social e o Provopar foram cancelados, vão ser analisados também os danos às pessoas e crianças que dependiam desses projetos.

A Comissão Especial deve finalizar os trabalhos até o dia 5 de outubro, são 120 dias, a contar o início dos trabalhos dia 5 de junho.

Além da Comissão especial, a Controladoria Geral do Município e a própria Justiça acompanham e apuram o caso.

A próxima reunião da Comissão é dia 22 de agosto.

Comentários