TERCA, 18/05/2021, 18:20

Cambé desenvolve ações para acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência

Mesmo com redução do número de crimes relacionados em todo Paraná, município instituiu medidas para garantir mais segurança durante atendimentos.

De acordo com o levantamento do Governo do Estado, no primeiro trimestre deste ano, o número de crimes contra crianças e adolescentes apresentou uma queda de 21,6%, em comparação ao mesmo período em 2020.

A redução também foi registrada em relação ao total de denúncias anônimas que são encaminhadas pelo 181. De 512 queixas, no ano passado, a quantidade passou para 447, uma redução de 12,6%.

O estudo da Secretaria Estadual de Segurança Pública relaciona a diminuição dos casos para diversos crimes, como lesão corporal e assédio. Algumas das ocorrências tiveram quedas ainda mais expressivas, de até 30%.

Os dados foram divulgados na última terça-feira, 18 de maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No município de Cambé, a data foi marcada pelo lançamento de um novo pacote de medidas para proteção desta população.

Entre as ações desenvolvidas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, estão a implantação da comissão de Escuta Especializada e o encaminhamento de um Projeto de Lei que cria os projetos da Família Acolhedora e Apadrinhamento Afetivo.

O prefeito de Cambé Conrado Scheller afirma que as iniciativas fazem parte das prioridades da administração e considera que o trabalho integrado entre diferentes áreas do Poder Público contribui para proporcionar a estrutura adequada no combate aos crimes.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Lucilene Diório, o pacote de medidas garante mais efetividade ao sistema de proteção. Ela destaca que a implantação da Escuta Especializada é um avanço no serviço, já que apenas um profissional ouve a vítima e dá continuidade ao processo.

Ela avalia que a novidade é importante para preservar às crianças e adolescentes atendidas, que não precisam mais relatar inúmeras vezes o ocorrido para diversas pessoas que fazem parte da rede de acolhimento.

Apesar da queda, registrada pela Secretaria da Segurança Pública, no número de crimes contra crianças e adolescentes, secretária aponta que ainda vivemos uma realidade de subnotificação dos casos. Lucilene Diório afirma que, em Cambé, parte dos esforços da pasta está focada corrigir estas lacunas no monitoramento.

A secretária destaca ainda a importância do apoio da população às ações de combate à violência contra a criança e adolescente. Segundo ela, a principal forma de ajudar é por meio da denúncia.

A população paranaense pode fazer denúncias anônimas pelo telefone 181. O serviço também pode ser acessado pelo site 181.pr.gov.br. O aplicativo 190 PR também está disponível e permite acionar equipes da Polícia Militar sem tem que discar o número.

Em Cambé, as denúncias podem ser encaminhadas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social pelo número 3174-0452.

Comentários