SEGUNDA, 13/04/2020, 06:25

Campanha “Abril Verde” reforça cuidados com a segurança do trabalhador em meio à pandemia

Crise gerada pela COVID-19 aumentou demanda por Engenheiros de Segurança do Trabalho em empresas de diversos setores.

No Paraná, a campanha Abril Verde é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado e tem o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Mas este ano, a inciativa tem uma preocupação a mais, a pandemia do Coronavírus e a saúde dos profissionais, explica a Engenheira de Segurança do Trabalho e Conselheira do Crea-PR, Elizandra Sartori.

De acordo com Elizandra Sartori, com a crise gerada pela pandemia de COVID-19 já se observa um aumento da demanda por Engenheiros de Segurança do Trabalho em empresas de diversos setores.

A consultora do Crea diz que a tendência já vem sendo verificada em indústrias, supermercados, abatedouros e empresas de delivery, e afirma que a presença do profissional direciona o trabalho de prevenção para as especificidades de cada atividade.

Elizandra Sartori destaca a dificuldade geral das empresas e profissionais na compra dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs. Um problema em todo o mundo, e que aqui em Londrina vem afetando os profissionais das indústrias e, principalmente, da área da saúde. A consultora do Crea explica que por conta dessa situação emergencial, a busca por novos fornecedores desses insumos e até por soluções emergenciais tem sido incessante.

De acordo com levantamento do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério Público do Trabalho, em 2018, último ano da pesquisa, o Brasil registrou mais de 623 mil acidentes de trabalho entre a população com emprego formal e cerca de 2 mil mortes, um crescimento de 13,5% em relação a 2017. Só no Paraná, foram quase 49 mil notificações de acidentes e 197 óbitos. O maior número de notificações de acidentes foi nas indústrias de abate de suínos, aves e outros pequenos animais, além das áreas da saúde e da construção civil.

Comentários