TERCA, 02/05/2017, 18:55

Campanha “Arma não é brinquedo” começa fiscalização nas lojas da cidade

Cerca de 80 estabelecimentos de Londrina, que trabalham com a venda de brinquedos, devem ser visitadas pelas equipes.

As equipes de fiscalização contam com membros do Conselho Municipal de Cultura de Paz, da ONG Londrina Pazeando, da Câmara Municipal e de fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda.  Segundo Luis Claudio Galhardi, coordenador da ONG e diretor do Conselho Municipal de Cultura de Paz, o objetivo da fiscalização é verificar se as lojas não estão vendendo armas de brinquedo. De acordo com Galhardi, o Selo “Arma não é brinquedo” foi instituído em 2011. Ele conta que as lojas passam por esse processo de certificação a cada dois anos e que ele é necessário para renovação do selo.

A campanha “Arma não é brinquedo” tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina e do Conselho Nacional de Segurança Pública. Cerca de 80 lojas da cidade, que trabalham com a venda de brinquedos, devem ser visitadas pelas equipes já a partir dessa quarta-feira. Segundo Luis Cláudio Galhardi, a campanha tem o objetivo primordial de ser educativa.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz, revelou que 44% das armas utilizada em crimes são de brinquedo. De acordo com o diretor do Conselho Municipal de Cultura de Paz, as armas de brinquedo se transformaram também num fator direto de aumento da violência, sendo utilizada em muitos assaltos, principalmente por menores. Luis Cláudio Galhardi diz ainda que a experiência Londrinense levou à elaboração de leis semelhantes em outras regiões do país e à discussão de um projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional.

A fiscalização começa nesta quarta-feira pela área central da cidade. A entrega do 7º selo ocorre em uma solenidade na Câmara Municipal no dia 23 de novembro, Dia Internacional de Protesto Contra os Brinquedos de Guerra.

Comentários