SEGUNDA, 04/06/2018, 06:30

Campanha de vacinação contra a febre aftosa é prorrogada no Paraná até o dia 15 de junho

O prazo final era na última quinta-feira, mas a greve dos caminhoneiros atrapalhou o trânsito livre da vacina.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, seguiu a recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e prorrogou a campanha estadual de vacinação contra febre aftosa para o dia 15 de junho. A campanha seria encerrada na última quinta-feira, mas a greve dos caminhoneiros afetou a distribuição e venda de vacinas, por isso a campanha foi prorrogada.

Nessa primeira etapa da campanha é obrigatória a vacinação de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses.

No Paraná, estima-se um rebanho de 4,2 milhões de cabeças nessa faixa de idade que precisam ser imunizados. Houve a comprovação de vacinação de 70% do rebanho envolvido até a última semana.

Em Londrina tem mais de 50 mil cabeças de gado de mais de 800 produtores, em Tamarana são 30 mil cabeças de gado de mais de 300 produtores cadastrados junto à Adapar.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural Patronal, Narciso Pissinati, a medida foi adotada em todo o País. A greve atrapalhou o trânsito livre da vacina.

Ainda de acordo com Narciso, é possível que no próximo ano não se tenha mais a imunização, mas como a campanha está em andamento deve ser feita com precisão.   

Com esse novo prazo, espera-se regularização do estoque de vacina nos revendedores, e que os produtores rurais tenham maior autonomia para a vacinação e a sua comprovação.

A vacinação no Paraná é obrigatória. A dose da vacina é de 5 mls para todos os animais, independente do peso e tamanho.

Quem não vacinar vai pagar multa de R$ 98 por cabeça.

Ao comprar a vacina nas casas agropecuárias, o produtor deve obter a Nota Fiscal de compra da vacina e o Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral. O comprovante deverá ser entregue nas Unidades Locais da Adapar ou pela internet no www.adapar.pr.gov.br

A segunda etapa da vacinação, em novembro, é para animais acima de 24 meses.

Comentários