QUARTA, 04/10/2017, 18:41

Campanha de vacinação contra dengue para jovens de 15 a 27 anos tem baixa procura

Até o momento apenas 16% do público alvo definido pela Secretaria de Saúde de Londrina tomou a vacina.

A Secretaria de Saúde de Londrina está intensificando as ações para tentar reverter a baixa procura e ampliar a vacinação contra a dengue entre os jovens na faixa dos 15 aos 27 anos. A campanha  começou no dia 20 de setembro, mas até a última segunda-feira, 2 de outubro, apenas 9.800 jovens, ou 16% da meta definida pela Prefeitura, tomaram a vacina, que é grátis. A expectativa era vacinar 50% do público alvo e aplicar 67 mil doses. A coordenadora de Imunizações da Secretaria de Saúde, Sônia Fernandes, diz que a estratégia é continuar buscando o público jovem, que já tomou a primeira ou a segunda dose da vacina, nas escolas, universidades e até em casa.

Segundo a coordenadora da secretaria de Saúde, a ideia é também levar a campanha para grandes supermercados da cidade. Nesse final de semana, vai ter vacinação em dois pontos do Calçadão, durante todo o dia. As doses da vacina contra a dengue são fornecidas pela Secretaria Estadual da Saúde. A coordenadora destaca que a vacina é tetravalente, ou seja, protege contra quatro subtipos virais da doença. Sônia Fernandes ressalta que a imunização só é completa após a aplicação das três doses e que o Paraná foi o único estado do país que ofereceu a vacina na rede pública de Saúde, sem nenhum custo.

Além do Calçadão, nesta quinta e também na sexta-feira, os profissionais da Secretaria de Saúde vão à Unifil, pela manhã e à tarde. Os jogadores do PSTC também vão poder receber a vacina nesta quinta-feira à tarde.

Quem quiser se vacinar e já tomou a primeira ou a segunda dose, também pode ir a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Basta apresentar o RG com foto. A previsão é de que a campanha vá até o dia 27 de outubro.

Comentários