SEGUNDA, 27/08/2018, 06:00

Campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite entra na última semana

Na reta final da campanha, cerca de 14 mil crianças ainda precisam ser imunizadas em Londrina. Mesmo as crianças que já tomaram as duas vacinas devem receber uma nova dose.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite acaba na próxima sexta-feira. O balanço oficial da Secretaria de Saúde revela que, do dia seis de agosto até a última sexta-feira, quase 16 mil crianças receberam a gotinha contra a paralisia infantil aqui em Londrina, o que significa pouco mais de 61% do público-alvo.

No caso do sarampo, números bem parecidos. Foram aplicadas pouco menos de 16 mil doses. O que representa uma cobertura também de quase 61% da meta. Londrina ficou dentro da média nacional, de 61%, e um pouco abaixo da média paranaense, que chegou a 65%.

O Ministério da saúde recomenda uma cobertura de, no mínimo, 95% do público alvo para que a imunização seja efetiva. A vacina do sarampo também protege contra a caxumba e a rubéola.

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Sônia Fernandes, explica que há dez dias tinham tomado a vacina pouco mais de 5% do público alvo. E que o Dia D da campanha foi fundamental para melhorar os números, mas o desafio continua grande. Segundo Sônia Fernandes, mais de 14 mil crianças ainda precisam ser vacinadas aqui no Município.

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde faz uma alerta aos pais e diz que o sarampo, por exemplo, já tem casos confirmados em estados vizinhos ao Paraná. No caso da pólio, o Ministério detectou que o vírus da doença voltou a circular pelo país.

E o esforço para alcançar a meta de vacinação envolve também a rede municipal de ensino. Até agora, mais de 90 unidades já receberam a visita dos técnicos da Secretaria. E elas continuam até sexta-feira. Sônia Fernandes explica que mesmo as crianças que já tomaram as duas vacinas devem ser imunizadas novamente.

A campanha é destinada às crianças com idade entre 12 meses e menos de 5 anos e a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.

Comentários