SEGUNDA, 28/09/2020, 06:50

Campanha de vacinação contra poliomielite começa nesta segunda-feira em todo o estado; Londrina quer imunizar pelo menos 35 mil crianças

Doses passam a ficar disponíveis em todas as unidades básicas de saúde. Período também vai ser usado para atualizar caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos.

A campanha de vacinação contra a poliomielite começa nesta segunda-feira em todo o estado. Em Londrina, as doses passam a ficar disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, exceto naquelas que estão atendendo exclusivamente casos de coronavírus. O período de imunização começa com uma semana de antecedência no Paraná e vai até o dia 30 de outubro. Mais de 580 mil crianças com idades entre doze meses a menores de cinco anos precisam ser vacinadas durante a campanha para que o estado atinja os 95% de cobertura. Em Londrina, a meta é imunizar 35 mil crianças.

A campanha também pretende deixar à disposição da população múltiplas vacinas para a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. Entre as doses disponíveis, estão a pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; a rotavírus humano, que protege contra a diarreia; e a tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.

A chefe da Divisão do Programa Estadual de Imunização, Vera Rita da Maia, lembrou que, por conta da pandemia de coronavírus, muitos pais deixaram de vacinar os filhos nos últimos meses. Ela também fez um apelo para todos eles participem da campanha na próxima semana.

A campanha de vacinação contra a poliomielite vai até o dia 30 de outubro. Em Londrina, pelo menos 35 mil crianças devem ser vacinadas.

Por Guilherme Batista

Comentários