QUINTA, 16/08/2018, 19:00

Campanha estadual alerta sobre descarte correto de medicamentos vencidos ou fora de uso

Mobilização vai durar dois meses e envolve consumidores, donos de farmácias e indústria. Serão 250 pontos de coleta em 92 cidades do estado.

A Secretaria Estadual de Saúde lançou uma campanha para incentivar a destinação correta de medicamentos vencidos ou sem uso. A ideia é conscientizar a população de que medicamentos não são como o lixo comum e devem ser descartados de forma específica.

Uma lei estadual de 2012 define que os estabelecimentos que vendem ou distribuem medicamentos são responsáveis pelo recebimento do produto que venceu ou já não é mais usado. Depois, eles devem ser repassados para os fabricantes, que cuidam então da destinação final do medicamento.

De acordo com o chefe do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Santana, os problemas decorrentes do descarte inadequado de remédios vão desde a contaminação do meio ambiente pelos produtos até a possibilidade de intoxicações.

O chefe da Vigilância Sanitária Estadual diz que a campanha depende, e muito, da participação de todos, da população aos comerciantes.

Durante os próximos 60 dias, 250 pontos de coleta de medicamentos vencidos ou fora de uso vão funcionar em 92 cidades do estado. São 209 farmácias privadas e 41 públicas. Segundo o chefe da Vigilância Sanitária Estadual, a lista completa dos pontos de coleta está disponível no portal da Secretaria de Saúde.

O endereço eletrônico da Secretaria de Saúde é o www.saude.pr.gov.br.  A campanha é uma parceria do Governo do Estado com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo, o Sindusfarma, e com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Paraná, o Sindifarma.

Comentários