SEGUNDA, 23/07/2018, 18:51

Campanha Nacional de Vacinação contra pólio e sarampo começa no dia seis de agosto

Mesmo as crianças que já tenham sido vacinadas contra as duas doenças devem tomar uma nova dose. 

Elas andavam meio esquecidas e voltaram a ter atenção redobrada. A poliomielite e o sarampo vão ter uma campanha nacional de vacinação para reforçar a prevenção às duas doenças. Na verdade são duas campanhas, que vão ser realizadas de forma simultânea, em todo país, de 6 a 31 de agosto. A diretora de Vigilância em Saúde da secretaria Municipal, Sônia Fernandes, diz que a imunização é destinada às crianças com idade entre 1 ano e que ainda não tenham completado cinco anos.

Sônia Fernandes afirma que o Paraná não registrou nenhum caso de sarampo até agora, mas estados vizinhos, como Rio Grande do Sul e São Paulo, já confirmaram mais de uma dezena de casos da doença. Em relação à pólio, Sônia Fernandes diz que o problema é a baixa cobertura vacinal nas campanhas realizadas nos últimos anos.

Sônia Fernandes diz que os novos números do sarampo revelam duas frentes de reintrodução da doença no país, uma pelo norte e outra pelo centro sul do país. E acrescenta que mesmo as crianças que já tenham sido vacinadas, devem tomar mais uma dose. As duas vacinas, contra o sarampo e a pólio, podem ser aplicadas no mesmo dia.

A diretora de Vigilância em Saúde lembra que o sarampo é de fácil transmissão, pode levar a complicações graves e até à morte. No caso da polio, o objetivo principal é evitar que o vírus volte a circular pelo país. Sônia Fernandes afirma ainda que a vacina é a melhor maneira de se prevenir das duas doenças.

As duas vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.

Comentários