QUINTA, 02/08/2018, 19:03

Campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo começa na segunda-feira

Devem tomar as vacinas, as crianças que tem entre um e 5 anos de idade.

A partir da próxima segunda-feira (6), todas as crianças com idade entre 1 e 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde para receber a dose contra a pólio e também contra o sarampo. O Dia D de mobilização nacional será no sábado, dia 18. A campanha segue até o dia 31 de agosto. A meta do governo federal é imunizar mais de 11 milhões de crianças, 95% da faixa etária que deve ser imunizada. Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria municipal de Saúde, Sônia Fernandes, a expectativa é aplicar 25 mil doses. 

O Brasil tem 822 casos confirmados de sarampo só neste ano. Em Roraima e no Amazonas, estados mais atingidos pela doença, as campanhas já começaram. Já em relação à paralisia infantil, a vacinação é uma precaução do governo, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. Não há casos de paralisia infantil no país.

Para incentivar a imunização dessa faixa etária, acoordenadora destaca que equipes da secretaria vão até às creches de Londrina para aplicar as doses. Essas ações vão acontecer durante toda a campanha.

O Ministério da Saúde tem três os objetivos com a campanha: vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses; dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, reforçar a imunização), como explica Sônia Fernandes.

Para vacinar os filhos, os pais devem ir até um posto de saúde mais próximo de casa e levar a carteirinha de vacinação.

Por Claudia Lima

Comentários