QUARTA, 10/06/2020, 16:59

Campanha quer aumentar doações do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso

Novidade desse ano é a destinação de parte do imposto devido por pessoas físicas na própria declaração e sem gastar nenhum centavo a mais. Prazo vai até 30 de junho.

De 2018 para 2019 o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso triplicou a verba recebida por meio das doações via Imposto de Renda. De pouco menos de R$ 500 mil, saltou para R$ 1,5 milhão. E quase 100% desse valor foi destinado por empresas. A novidade agora nas regras para as destinações é que qualquer pessoa física pode contribuir com o Fundo na hora de prestar contas com a Receita Federal.

 O presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Dácio Villar, afirma que com a novidade a expectativa é aumentar ainda mais os repasses e tirar do papel alguns projetos, como a Casa de Passagem e os novos Centros de Convivência do Idoso do centro e da Zona Sul.

O presidente do Conselho diz ainda que antes da mudança, pouquíssimos contribuintes pessoa física doavam parte do imposto devido ao Fundo. Villar afirma que era mais complicado e a pessoa precisava, por exemplo, fazer a destinação à parte da declaração online. Agora, segundo ele, ficou tudo mais fácil.

E para aproveitar a novidade das contribuições pelas pessoas físicas, o Conselho lançou a campanha “O Futuro é agora”. Uma tentativa de convencer os londrinenses a participar mais e conseguir mais recursos para o Fundo.

Dácio Villar explica que, por causa da pandemia, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda foi prorrogado e que ninguém gasta nenhum centavo a mais ao optar pela destinação do dinheiro ao Fundo do Idoso.

O Fundo Municipal dos Direitos do Idoso é vinculado à Secretaria Municipal do Idoso e seus recursos são administrados pelo Conselho Municipal do Idoso. Com quase 600 mil habitantes, segundo o IBGE, Londrina tem aproximadamente 66 mil pessoas na faixa etária de 60 anos ou mais. E, destes, cerca de 13 mil residem sozinhos.

Todas as orientações e o passo a passo para fazer a doação estão na página do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso no Portal da Prefeitura de Londrina. Quem tiver alguma dúvida é só ligar no 3375-0283.

Comentários