SEGUNDA, 13/07/2020, 06:15

Cartórios do Paraná começam a fazer regularização de CPFs

Mesmo fora da pandemia os serviços vão permanecer. 

A regularização do Cadastro de Pessoas Físicas - CPF agora pode ser feito no Cartórios de Registro Civil do Paraná. O convênio firmado entre a Receita Federal do Brasil e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais - Arpen tem como base a lei que colocam os cartórios como Ofícios da Cidadania, podendo realizar parcerias com órgãos públicos para a solicitação e entrega de documentos de identificação.

De acordo com a presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná - Irpen, Elizabete Regina Vedovatto, a presença dos cartórios em todos os municípios do País é uma facilidade que começa a ser melhor explorada pelo Poder Público.

Em meio a pandemia do Coronavírus a novidade, que está em expansão para todos os estados brasileiros e para o DF, permitirá ao cidadão sair do Cartório já com o documento regularizado para sua utilização e, nos casos em que o sistema interligado com a Receita Federal apontar a necessidade de complementação do atendimento, o acompanhamento da situação poderá ser feito de forma online pelo site www.registrocivil.org.br, mediante entrega de login/senha ao cidadão.

Segundo Elizabete Vedovatto, mesmo após a pandemia os serviços vão ser mantidos.

Os Cartórios de Registro Civil podem cobrar do solicitante uma tarifa de conveniência no valor de R$ 7. Já os principais serviços feitos em Cartórios permanecem de graça como: inscrição no CPF realizada no ato do registro de nascimento e certidão de óbito.

Comentários