QUINTA, 02/06/2022, 15:50

Casos de Covid nas escolas do Município aumentaram mais de 1.000% em maio

Apesar disso, índice de infecções pela doença na rede municipal ainda é três vezes menor que na população em geral.

O balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Educação apontou 186 casos de Covid nas escolas do Município em maio. O número representa um aumento considerável em relação a abril, quando foram apenas 12 confirmações, e também supera em mais de 150% o mês de março, que registrou 70 casos.

Para o Município, esse aumento reflete a elevação geral do índice de contágio da cidade, que, em maio, confirmou aproximadamente 6.600 diagnósticos positivos da doença, contra menos de 1.200 no mês anterior.

Segundo a Secretaria de Educação, entre alunos, professores e equipes administrativas, mais de 51 mil pessoas frequentam a rede municipal de ensino diariamente. Apesar do aumento expressivo em maio, a quantidade de casos de Covid nas escolas corresponde a 0,36% de sua população, percentual três vezes menor que o dos londrinenses em geral, que chegou a 1,16%, o que revela, segundo a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal, que as escolas são mais seguras que outros ambientes.

A secretária avalia ainda que a máscara é a principal responsável pelos índices menores de contaminação nas escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com Maria Tereza Paschoal, na primeira quinzena de maio a Secretaria precisou suspender três turmas de uma mesma unidade, o Centro Municipal de Educação Infantil Water Okano, na zona leste da cidade, por conta de um surto da doença.

A secretária diz que caso um aluno apresente sintomas respiratórios a família é avisada imediatamente e vai buscá-lo na creche ou escola. Se for confirmado que a criança está com Covid, a duração da quarentena depende do atestado médico. Todos os estudantes que tiveram que faltar as aulas por conta da doença estão tendo atividades de reposição.

Quando mais de uma infecção é registrada numa turma, Maria Thereza Paschoal diz que a Vigilância Sanitária visita a unidade e avalia se é preciso suspender as atividades do grupo.

Comentários