TERCA, 28/09/2021, 10:20

Castrapet realiza 231 procedimentos em Londrina, reforçando trabalho do Castramóvel

Animais também estão recebendo um microchip, que possibilita o monitoramento

Nesta terça-feira o CastraPet Paraná está finalizando a parceria com a prefeitura de Londrina no apoio à castração de cães e gatos. Em quatro dias de trabalho, foram atendidos 231 animais, que receberam também a microchipagem. A intenção é monitorar os bichos de estimação para melhorar o controle populacional e prevenir doenças. Para Londrina foram destinados 50 mil reais, do Fundo Estadual do Meio Ambiente, por meio de emenda parlamentar. A Secretaria Municipal de Ambiente cedeu o espaço e fez o agendamento, explica o secretário Ronaldo Siena.  

Londrina já tem um programa semelhante, o Castramóvel, que realiza atendimentos continuamente. Em um ano e meio de atuação o programa já esterilizou 12  mil animais domésticos. O programa estadual veio somar.

No caso do Castramóvel, é a Secretaria Municipal de Saúde que coordena. Um trabalho que já vem apresentando resultados. Segundo a equipe que atua no setor, a castração ajuda, inclusive, a prevenir alguns tipos de câncer em cães e gatos. Lyon Martinez, gerente de vigilância ambiental, relata uma melhora na conscientização das pessoas e na redução de animais abandonados pelas ruas.

A meta do Governo do Paraná é castrar animais de 60% dos municípios do estado até o final de 2022. Os atendimentos são gratuitos.

Por Livia de Oliveira

Comentários