QUINTA, 15/03/2018, 18:50

Cativa compra Confepar e se transforma em uma das maiores cooperativas de laticínios do Paraná

Em aquisição inédita, filial londrinense compra cooperativa central e planeja ampliar produção e expandir atuação para novos mercados.

O negócio de R$ 30 milhões foi anunciado oficialmente, nesta quinta-feira, em uma solenidade no Parque Ney Braga, que contou com a participação de empresários, representantes do setor e lideranças políticas da região.

Com a aquisição da Confepar, a Cativa passa a ser a primeira cooperativa singular do Paraná em volume de captação de leite, com 20 milhões de litros por mês. O presidente da Cativa, Paulo Maciel, afirma que com a incorporação da Confepar, a cooperativa passa a ter capacidade para industrializar 2 milhões de litros de leite por dia, mais que o dobro da quantidade atual, de 800 mil litros diários.

Maciel explica que além dos R$ 30 milhões investidos na aquisição da Confepar, a cooperativa fez uma série de investimentos ao longo dos últimos oito anos, que possibilitaram o negócio.

A intenção é começar a contratar novos funcionários ainda em 2018 e expandir o volume de produção e vendas. O presidente da Cativa afirma que o planejamento também prevê o fortalecimento das marcas da nova cooperativa e a ampliação dos negócios para outros estados e para o exterior. E uma primeira grande venda de leite em pó já está sendo fechada com um grupo indiano.

De acordo com dados da Ocepar, a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, o setor cresceu 75% nos últimos dez anos e o estado já é o segundo maior produtor de leite do país.

Hoje, das 22 cooperativas do Paraná que atuam na cadeia do leite, seis processam o produto e o transformam em leite longa vida, bebidas lácteas, queijos e outros derivados. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, afirma que a incorporação da Confepar pela Cativa é um negócio inédito.

De acordo com José Roberto Ricken, a compra da Confepar pela Cativa é parte de um processo iniciado em 2015 e que vai revolucionar a produção e comercialização de leite na região, tanto pela redução dos custos quanto pela possibilidade de ampliar os mercados para o produto local.

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