SEGUNDA, 15/04/2019, 18:37

Católicos participam da Semana Santa

Missas e celebrações devem reunir os fiéis de toda a Arquidiocese até domingo de Páscoa.

Católicos comemoram a chamada Semana Santa, que revive os últimos dias de Jesus. Esta é uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, já que no domingo é celebrado o dia da ressureição de Cristo. A Semana Santa começou com o Domingo de Ramos, quando é lembrada a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, como explica o arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steimentz.

Nesta terça-feira, toda a Arquidiocese se reúne para a missa dos Santos Óleos, que acontece no Ginásio Moringão. Nesta celebração, são abençoados os óleos usados no Crisma, no Batismo e para os enfermos.

Já na quinta-feira é a cerimônia de lava pés, que é a celebração da Instituição da Eucaristia. A sexta-feira é um dia muito dia importante também, já que a Igreja revive a paixão de cristo. Depois vem o Sábado Santo e no domingo é comemorada a ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa. Para o bispo, os fiéis devem deixar de lado o simbolismo dos ovos de chocolate e viver um momento de fé e participação.

Nesta terça-feira, a missa dos santos óleos começa às 19h30 no ginásio Moringão. Na Catedral, na quinta-feira, a missa de instituição da Eucaristia e do sacerdócio e cerimônia de lava-pés às 19h30. Para a sexta-feira Santa a programação começa às 7h com as confissões. Depois tem celebração da paixão do senhor às 15h e a procissão às 7 da noite. No sábado tem vigília às 19h. E no domingo de Páscoa tem missas às 7h30, 10h30 e 19h. Todas as outras paróquias do município têm uma programação especial para a Semana Santa.

Por Claudia Lima

Comentários

Publicidade