SEGUNDA, 20/02/2017, 19:45

CBN Debate discute proposta de Reforma Tributária

Relator do Projeto, deputado Luis Carlos Hauly, afirma durante debate que proposta, que começa a ser discutida no Congresso a partir de março, vai trazer mudanças estruturais para o sistema tributário brasileiro. 

No bate papo, que foi ao ar no último sábado, o deputado Luiz Carlos Hauly adiantou, em primeira mão, alguns pontos da proposta que deve ser enviada à Câmara dos Deputados nos próximos dias. Para o parlamentar, que também é relator do Projeto na Comissão Especial criada na Câmara dos Deputados, o sistema tributário brasileiro é caótico e injusto.

Segundo o deputado, a proposta prevê a extinção de nove tributos, entre eles o IPI, o IOF, o ICMS e o ISS, e a criação de três impostos, entre eles o IVA, Imposto sobre Valor Agregado, que unificaria vários tributos. De acordo com Hauly,o projeto segue três regras básicas, a principal delas é a manutenção da carga tributária.

Além do deputado, o CBN Debate que discutiu a Reforma Tributária teve a participação do advogado tributarista, mestre e professor universitário, Diogo Berbel,  do contador e vice-presidente do sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Euclides Correia e do diretor do sindicato dos Contadores de Londrina, Guilherme Teixeira. Para Hauly, o país perdeu muito tempo ao adiar a Reforma Tributária por vários governos seguidos.

De acordo com o deputado, o Projeto deve ser aprovado ainda esse ano.

Outra proposta importante, segundo Hauly, é a redução drástica dos impostos que incidem sobre remédios e alimentos. 

O deputado diz que na proposta vai defender a criação de um novo órgão, que reunirá todos os Fiscos Estaduais. Esse Super Fisco, será dirigido por um Secretário Nacional e terá Superintendentes em cada estado.

Comentários